16.12.16

biscoitos de avelã, café e chocolate


Esta receita me ganhou pela combinação de sabores: café, chocolate e avelãs. Além do fato de não fazer biscoitos faz um tempinho, e eu ando numa preguiça danada para biscoitos, e este favorece a preguiça, coloca tudo de ~qualquer jeito~ na forma de torta e depois corta direitinho e rapidamente. Este biscoito é do tipo amanteigado, mas não fica super crocante por causa do açúcar mascavo, ele deixa mais puxa-puxa e um sabor mais caramelado, delicioso! Receita do Bon Appétit Desserts.

biscoitos de avelã, café e chocolate
2 xícaras farinha de trigo
1 xícara açúcar mascavo, aperte na xícara para medir
3 colheres (sopa) amido de milho
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) café solúvel
½ colher (chá) sal
1 xícara manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1 colher (chá) baunilha
⅔ xícara avelãs
2 colheres (sopa) água quente
56g chocolate meio-amargo, picado ou em gotas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as avelãs numa frigideira e deixe por alguns minutos, até tostar levemente. Envolva-as num pano seco e esfregue bem para soltar a pele, pique grosseiramente e reserve. No processador coloque a farinha, açúcar, café solúvel e sal, bata para misturar bem. Em seguida junte a manteiga e bata até formar uma farofinha. Por fim coloque as avelãs e processe até formar uma massa - é importante que as avelãs estejam ainda mornas para soltar melhor o óleo e ajudar a formar a massa. Sove a massa algumas vezes ate ficar homogênea. Forre o fundo de uma forma redonda de 23cm*, com fundo removível, e leve ao forno por 25 minutos, ou até que esteja dourado. Deixe esfriar por 3 minutos e corte a massa com uma faca, disponha os pedaços sobre uma gradinha até esfriar completamente.
Prepare a cobertura. Dissolva 1 colher (chá) de café solúvel na água quente e coloque o chocolate, mexa até o chocolate derreter, se necessário aqueça a mistura. Espere esfriar bem e espalhe por cima dos biscoitos.
* fiz meia receita e coloquei numa forma redonda de 20cm, a massa ficou um pouco alta.

9.12.16

bolo de banana e chocolate


Livros de receita: amo. Tenho bem menos que gostaria e mais do que preciso. Neste ano me comprometi a comprar seis títulos durante o ano inteiro, passei muita vontade, especialmente porque a partir de setembro começam alguns lançamentos que nos meses anteriores foram amplamente divulgados. Mas aí fico com a sensação que já tenho material de sobra para cozinhar sem monotonia pelas próximas décadas, e vejo que alguns deles são ótimos, porém estão subutilizados, esquecidos na estante. Exemplo básico é o livro da receita de hoje, quando eu abro para olhar vejo dezenas de pratos que gostaria de comer e quero fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora, aí passam uns dias, os ventos mudam de direção e o ímpeto se esvai. Bom, este bolo já preparei antes, só que ele não ficou perfeitamente assado no meio e não quis postar na ocasião, desta vez fiz direitinho, ficou delicioso, o açúcar mascavo dá um sabor bem especial. Desta vez fiquei com preguiça de cortar picadinho o chocolate - coloquei gotas - mas vale o trabalho extra de picar o chocolate, viu? Receita do Notes from the Larder: A Kitchen Diary with Recipes, do Nigel Slater.

bolo de banana e chocolate
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (cha) fermento em pó
½ xícara manteiga, amolecida
1 xícara + 1 colher (sopa) açúcar mascavo
3 a 4 bananas maduras, cerca de 400g pesadas sem casca
1 colher (cha) baunilha
2 ovos
100g chocolate meio-amargo, bem picadinho

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês (25x10cm), cubra o fundo e as laterais com uma folha de papel manteiga. Peneire a farinha e fermento, reserve. Na batedeira coloque manteiga e açúcar e bata até ficar um creme fofo. Bata ligeiramente os ovos e misture à manteiga, em seguida junte a baunilha, as bananas e o chocolate, por fim a farinha. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 50-60 minutos. Insira um palito no meio da forma, se sair seco o bolo está pronto. Coloque numa gradinha e desenforme depois que amornar.

2.12.16

bolo de leite quente


Outro dia queria comer um bolo bem macio, mas não sabia exatamente como ele deveria ser, até que - pra variar - vi uma foto linda no instagram de um bolo de leite quente, não conhecia o tal bolo e fui saber mais. É uma receita antiga, data da época da Grande Depressão de 1929, feita com ingredientes básicos e baratos. O bolo é realmente delicioso, desses bolos com sabor de bolo, sabe? Muito macio e fofinho. Receita do blog Culinary Hill.

bolo de leite quente
½ xícara manteiga
1 xícara leite
2 colheres (chá) baunilha
4 ovos, temperatura ambiente
2 xícaras açúcar
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte e enfarine uma forma com furo no meio, com capacidade para 12 xícaras. Numa panelinha, em fogo baixo, coloque a manteiga e deixe até derreter. Junte o leite e a baunilha até formar bolhas ao redor da panela,  mantenha em fogo baixo para a mistura ficar bem quente. Enquanto isso, na batedeira coloque os ovos e açúcar e bata e velocidade alta para a mistura triplicar o volume, cerca de 5 minutos. Peneire a farinha, fermento e sal, misture e reserve. Quando os ovos estiverem no ponto, diminua a velocidade da batedeira e coloque, cuidadosamente, a mistura quente de leite. Agora é a vez da farinha, coloque em três adições, deixando incorporar bem a farinha à massa. Coloque a massa na forma, leve ao forno por 1 hora, vigie o bolo de perto nos últimos dez minutos, é importante que não asse demais, sob pena do bolo ficar muito seco, retire do forno quando passar no teste do palito. Coloque para esfriar sobre uma gradinha e desenforme quando estiver morno.