13.10.16

(sanduíche de sobras de) meatloaf


Faz tempo que estava afim de comer meatloaf (ou bolo de carne), e procurando receitas dei de cara com uma foto linda de um sanduíche feito com sobras do meatloaf, resultado: fiquei com mais vontade do sandubão que do próprio! Para este prato fiz um catado de receitas de 3 livros, segui a receita de um, o modo de fazer de outro, o molho e o sanduíche do terceiro... e saiu este prato tão delicioso, que da próxima vez estou pensando seriamente em fazer uma porção maior para render mais sobras :)

meatloaf:
50g pancetta, picada (ou bacon)
1 cebola pequena, picadinha
1 dente de alho, esmagado
1 cenoura pequena, picadinha
2 talos de salsão, picados
600g carne moída (usei patinho)
3 colheres (sopa) salsinha, picada
2 ovos
¼ xícara leite
¼ xícara aveia, flocos finos 
sal e pimenta, a gosto

molho:
¾ xícara ketchup
¼ xícara açúcar mascavo
½ xícara vinagre branco, ou de maçã
pimenta-do-reino

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa panela aqueça um fiozinho de óleo e frite a pancetta até dourar, em seguida refogue a cebola e o alho. Por fim, junte a cenoura e salsão e deixe por uns 5 minutos, até murchar bem. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Numa tigela grande coloque a carne moída, tempere com um pouco de sal e misture bem, em seguida coloque o refogado, salsinha e misture com um garfo. Então junte os ovos, misture, leite e aveia, mexa com o garfo. Acerte o sal e a pimenta. Para testar o tempero, se você não quiser provar a carne crua, coloque uma colher de chá da mistura num pires e leve ao microondas por 15 segundos e prove, para acertar o tempero. Coloque numa forma de bolo inglês (23x10cm) untada com óleo e aperte bem a mistura, para não formar bolhas. Prepare o molho.
Numa panelinha coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 3 minutos e desligue.
Sobre a carne coloque ¼ do molho,espalhe bem e leve ao forno por 45 minutos. Passado o tempo, retire o meatloaf do forno, espalhe mais ¼ do molho, volte para o forno por mais 25 minutos. Retire do forno e sirva com o restante do molho.

sanduíche:
1 ou 2 fatias das sobras do meatloaf
1 pão de hamburger
1 fatia de queijo (usei emmental)
pepino em conserva
1 colher (sopa) molho do meatloaf
1 rodela de cebola, bem fininha

Ligue o grill do forno. Corte o pão e doure as metades numa frigideira. Forre uma assadeira com papel alumínio, disponha a(s) fatia(s) do bolo de carne, leve ao forno por 5 minutos, ou até dourar nas extremidades. Retire do forno, coloque a fatia de carne por cima, volte para o forno por mais 1 minuto. Monte o sanduíche com molho, picles e cebola. Nham!