30.5.13

bolo de banana com pecãs


Gosto tanto desses dias nublados, meio chuvosos. Não sei explicar direito, apenas me sinto bem e confortável com a paisagem cinza e menos luz, fico mais disposta e ironicamente meu humor melhora - confesso que dias seguidamente ensolarados me deixam de mau humor. Por isso achei este bolinho perfeito para dias chuvosos, fácil de fazer - nem usei batedeira - super perfumado e macio. Receita daqui.

4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar mascavo
1 ovo grande
½ xícara banana amassada
¼ xícara iogurte (ou buttermilk)
½ colher (chá) baunilha
1 xícara cake flour*
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) canela em pó
pitada de cravo em pó
pitada de sal
xícara pecãs, picadas
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma redonda de 15cm, e forre o fundo com papel manteiga, reserve. Numa tigela misture a banana, iogurte e baunilha, noutra tigela misture  farinha, bicarbonato, fermento, canela, cravo e sal. Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro, adicione o ovo e misture bem. Coloque a mistura de farinha, alternando com a mistura de banana e bata bem. Por fim, adicione as pecãs. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 45min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar antes de desenformar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se quiser.
* cake flour: adicione 1 colher de sopa de amido de milho, complete a xícara com farinha de trigo e misture.

23.5.13

bolo de abóbora


Na atual fase, talvez o blog devesse mudar de nome para "comida de café-da-manhã", pois é a refeição do dia que mais me motiva a procurar variedades. Já comentei que as padarias do meu bairro deixam muito a desejar e aquele pãozinho quente e delicioso de manhã é mais um ideal do que a realidade. Este é um bolo bem fácil de preparar, e apesar de abóbora soar meio estranho pra gente, aqui as especiarias dominam o sabor e fica ótimo, apenas troquei buttermilk por iogurte, deixando-o super macio - e perfumado. Receita da infalível dona Martha.

1½ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
1¼ colher (chá) canela em pó
¼ colher (chá) noz-moscada
¼ colher (chá) sal
1 xícara purê de abóbora
½ xícara açúcar mascavo
½ xícara açúcar 
2 ovos grandes
¼ xícara óleo vegetal
⅔ xícara iogurte (ou buttermilk)

Misture a farinha, fermento, bicarbonato, pimenta-da-jamaica, canela, noz-moscada e sal. Na tigela da batedeira coloque a abóbora e açúcares, bata até ficar bem homogêneo, cerca de 2min. Adicione em seguida os ovos, um a um e o óleo. Coloque o iogurte e a mistura de farinha, alternadamente, começando e terminando pela farinha. Coloque a massa numa forma retangular (20x10cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 55-60min, ou até que um palito saia seco quando inserido no centro. Deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar.
 

16.5.13

mousse de chocolate sem ovos


Nos últimos tempos andava com vontade de mousse de chocolate, mas a restrição a ovos crus me impedia de fazer em casa e a inevitável decepção com mousses de confeitaria (que utilizam ovos pasteurizados) também me tirava a vontade. Até que essa receita caiu no colo quando olhava o meu novo livro da Alice Medrich, sem ovos e rápidos de preparar usando apenas o processador. Tive apenas um problema com a receita, causado por mim: não piquei o chocolate (sempre utilizo em gotas da Callebaut, e estes são bem duros) e achei que o processador daria conta, mas ficaram uns grânulos de chocolate, nada que uns segundinhos no microondas não dessem conta. No mais, é a mousse mais cremosa que já provei e fica ainda melhor no dia seguinte.

200g chocolate meio-amargo, picado
1 colher (chá) baunilha
1 colher (sopa) vinho tinto ou licor (não utilizei)
2 colheres (sopa) óleo vegetal 
xícara leite ou água (usei leite)
pitada de sal
2 colheres (sopa) açúcar
1 xícara creme de leite fresco

Coloque o chocolate no processador até ficar bem fininho, reserve. Numa tigelinha misture a baunilha, vinho e óleo, reserve. Leve para ferver o leite (ou água), sal e açúcar, assim que o açúcar se dissolver desligue o fogo. Com o processador ligado despeje aos poucos a mistura quente, até o chocolate derreter, em seguida coloque a mistura de óleo e processe até combinar tudo. Transfira a mistura para uma tigela e espere esfriar completamente. Bata o creme de leite até formar picos bem suaves. Despeje ⅓ do creme batido à mistura de chocolate e mexa bem, despeje o creme restante, misturando levemente, até incorporar tudo. Distribua entre potinhos, cubra e leve à geladeira. Se preferir, no momento de servir, coloque um pouco de pimenta-do-reino moída na hora.


9.5.13

muffin de especiarias


Tenho caprichado mais no café-da-manhã, nunca tive muito apetite ao acordar, agora é a fome que me empurra para fora da cama: uma xícara de leite, um bolinho, fruta e mais uma xícara de espresso para começar o dia. Nem preciso dizer que a parte do bolinho é a minha preferida, né? Faço uma receita pra semana e deixo na geladeira para não correr o risco de estragar, uns segundos no microondas e voilá! Estes ficaram super macios - pelo acréscimo do creme de leite à massa - e um sabor muito suave, apesar de todas as especiarias. Receita do Cooking at Home.

2 xícaras farinha de trigo
⅔ xícara açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
½ colher (chá) sal
1 colher (chá) canela
1 colher (chá) noz-moscada
½ colher (chá) cravo em pó
½ colher (chá) pimenta-da-jamaica
1 ovo
1 xícara creme de leite
½ xícara leite
⅓ xícara (90g) manteiga, derretida
¼ xícara uva-passa (opcional, eu coloquei)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela coloque a farinha, açúcar, fermento, sal, canela, noz-moscada, cravo e pimenta-da-jamaica, misture. Em outra tigela misture o ovo, creme de leite, leite e manteiga. Adicione a mistura de ovo à mistura de farinha e mexa até incorporar tudo, não mexa demais, adicione as passas, se as utilizar, misture. Coloque a massa em forminhas, enchendo cerca de dois terços da forminha. Leve ao forno por 20min, ou até passar no teste do palito.
rende: 12 muffins grandes. 

2.5.13

farfale com tomates, azeitona e queijo


Hoje o post é tão vapt-vupt quanto a receita. Faço de vez em quando esta massa naqueles almoços em que a fome não está disposta a esperar por algo mais demorado, mas nem por isso menos saboroso. Costumo fazer a olho - para uma porção - colocando mais ou menos das coisas que gosto, aqui transcrevo a receita do livro mais como indicativo das medidas.

450g farfale (ou outra massa curta)
½ xícara azeitonas pretas, sem caroço, picadas
600g tomates, picados
¼ xícara azeite extra-virgem
1 colher (sopa) hortelã, picadinha
1 ½ xícara queijo feta, esmigalhado (usei queijo de cabra)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe o macarrão, escorra e volte tudo para a panela. Enquanto isso, numa tigela misture a azeitona, tomate, azeite e hortelã, coloque sal e pimenta. Adicione a mistura à panela do macarrão, misture ligeiramente, coloque o queijo, e se preferir acerte o sal novamente. Sirva em seguida.
serve: 4 porções.